segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Movimentos Fetais

Referências bíblicas e inscrições de numerosas civilizações já falavam sobre os movimentos fetais. Antigamente era tido como teste de gravidez, e até 1960 era usado como sinal de vida pela paciente e pelo médico. Os movimentos fetais começam a ser percebidos em torno da 16ª semana de gestação, apesar de serem observados movimentos de corpo inteiro em embriões com 7-8 semanas durante a ultrasonografia. Os movimentos são mais frequentes no período das 21:00 hs as 01:00 hs da manhã.

Tipos de movimentos:
Simples - são batidas leves em várias partes do útero.
Rotação - são os movimentos de corpo inteiro.
Alongamento ou espreguiçamento - são movimentos longos e às vezes dolorosos.
Alta frequencia - são movimentos rápidos e seguidos, como se fossem tremores.
Movimentos respiratórios - é o que a gestante chama de "soluço do bebê". São exercícios toráxicos e abdominais que simulam respiração. O feto não respira dentro do útero.

A percepção do movimentos fetais e a avaliação diária e constante das condições de saúde do seu bebê deverão ser progressivas e em maior quantidade com o evoluir dos meses da gestação, e não deverão diminuir ou ficar estabilizados. Caso aconteça diminuição dos movimentos fetais, precisamos fazer uma avaliação da gravidez. Normalmente os movimentos fetais diminuem ao final da gravidez, quando o feto já está encaixado e o útero encontra-se mais endurecido, pois está se preparando para as contrações do trabalho de parto.
A redução dos movimentos fetais pode indicar uma posição fetal. Por exemplo: quando está sentado, ou um déficit de nutrientes e oxigênio para o bebê, bem como pode sugerir uma condição de infecção materna e fetal ou anemia materna. Quando diagnosticadas precocemente estas intercorrências, podemos fazer o que se chama de terapia fetal (tratar o bebê dentro do útero materno).
Obs.: Fique sempre atenta aos movimentos do seu bebê!

retirado de:http://www.centrodesaudedamulher.com.br/prenatal/prenatal_indice.htm

Sem comentários: