sábado, 22 de novembro de 2008

Teste de Apgar

Nos primeiros minutos de vida, os médicos avaliam o estado geral de saúde de um bebé através de um teste muito simples, o teste de Apgar, que serve para medir cinco dos principais indicadores de saúde de um recém-nascido.

A anestesista Virginia Apgar, em 1952, desenvolveu um teste para avaliar de forma objectiva a vitalidade do recém-nascido, logo após o nascimento. A partir desta data, em todos os partos o seu teste é aplicado e milhões de bebés têm assim melhores possibilidades de receber os cuidados de saúde que necessitam desde o primeiro minuto de vida. Muitos recém-nascidos aparentam estar perfeitamente saudáveis, mas podem não estar e por isso é que este método de avaliação é tão importante, pois para além de ser rápido e indolor, assegura aos pais e aos médicos de que tudo está bem com o recém-nascido. O teste de Apgar é geralmente aplicado no primeiro minuto de vida após o corte do cordão umbilical e mais tarde, aos cinco minutos de vida, para confirmar os resultados. Consiste na verificação de cinco indicadores básicos:
Os batimentos cardíacos.
A respiração.
O tónus muscular.
Os
reflexos.
A cor da
pele do bebé.

Pontuação

A cada indicador é atribuído um número numa escala de zero a dois. Um valor mais baixo indica que as respostas do bebé à análise foram fracas, enquanto o dois significa que foram registadas respostas totalmente normais. Depois de avaliados cada um dos diferentes aspectos, os pontos são somados para indicar um valor de saúde geral do bebé. É normal não ter todos os indicadores com o nível máximo e isso não significa que o bebé seja pouco saudável. No entanto, valores gerais baixos podem indicar problemas. Geralmente a interpretação dada ao valor obtido é a seguinte:
Bebés que obtenham um total entre dez e oito na escala de Apgar são considerados em excelente condição física e necessitam apenas dos cuidados pós-natais normais.
Recém-nascidos que obtenham um valor entre cinco e sete estão em condições de saúde médias e podem necessitar de auxílio para respirar.
Um valor abaixo de cinco na escala de Apgar exige que o bebé tenha cuidados especiais imediatamente, pois significa que tem problemas de saúde.


Significado do teste de Apgar

O teste de Apgar é utilizado nos partos para avaliar a condição de um bebé porque é fácil, rápido e analisa todos os aspectos essenciais. Não é, no entanto, um indicador da evolução futura do estado de saúde da criança. Um bebé que tenha um valor baixo no teste poderá permanecer saudável durante toda a sua vida embora tenha tido um começo mais difícil enquanto que um valor de 10 à nascença não significa automaticamente que a criança seja absolutamente saudável. Geralmente este teste é utilizado para determinar se o bebé consegue respirar sozinho ou se é necessário auxílio. Um exame médico mais completo será feito nas horas seguintes ao parto e determinará a existência ou não de outros problemas mais dificilmente detectáveis.

Texto retirado de http://bebes.clix.pt/biblioteca/menu1.asp?IDNoticia=417 todos os links estão activos a partir deste post.

1 comentário:

Cláudia disse...

O link não refere uma coisa importante, o teste de Apgar é feito em dois momentos, no primeiro minuto de vida, sensivelmente, e ao quinto minuto de vida, normalmente no primeiro minuto o valor de apgar ronda os 6-7 e sobre para os 9-10 ao 5º. Como referido, isto não quer dizer que bebés cujos valores sejam mais baixos que os de referencia venham a ter algum problema. Precisam apenas de maior supervisão no decorrer do seu desenvolvimento. Lembrem-se que este teste é apenas um protocolo de referência e não um exame específico. :)