sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Aulinhas PP - Parte I - Amamentação

AMAMENTAÇÃO

Para amamentar é preciso EMPENHO E MOTIVAÇÃO, se não acaba por se desistir à primeira dificuldade. A Organização Mundial de Saúde defende a exclusividade da amamentação até aos 6 meses de idade. Não é necessário dar água ao bebé enquanto se amamenta. O leite já contem água suficiente. Durante a amamentação deve beber-se muita água A alimentação da mãe durante a amamentação deve ser uma alimentação saudável (semelhante àquela que se teve durante a gravidez - exceptuando os cuidados com a toxoplasmose) deve ser rica em legumes, frutas. Não se deve comer alimentos muito ácidos ou muito condimentados.
Deve-se amamentar num sítio calmo, e evitar ao máximo amamentar na presença de visitas. Na amamentação há duas hormonas importantes: a Prolactina - responsável pela produção de leite - e a Ocitocina - responsável pela saída do leite. Às vezes não há produção de Ocitocina e apesar da mama estar cheia (devido ao efeito da prolactina) não sai leite. Nesta fase há muita gente que pensa que o leite é fraco, que não tem leite suficiente.. A não produção de Ocitocina é devida ao stress, à dor (porque nos primeiras mamadas dói um bocadinho amamentar).
Estes factores favorecem o aparecimento da adrenalina que funciona como um inibidor da ocitocina. Nestas situações é importante que a mãe descanse e relaxe. Em casos mais difíceis, há sprays de ocitocina mas tem que ser usados com orientação médica).
Quanto mais se amamenta mais leite se produz. Caso o bebé mame pouco (no caso de bebés mais preguiçosos) é necessário estimular a mama com uma bomba de extracção de leite. Factores que também interferem na amamentação: - soutiens demasiado apertados ou com aros - Pílulas de estrogénio Nos primeiros dias a mama tem pouca quantidade de leite (porque é isso que o bebé necessita): é o colostro.

O COLOSTRO

É muito líquido, claro e amarelado. Entre o 3º e o 5º dia após o parto dá-se a subida do leite. O leite vai engrossando até ficar “leite maduro” por volta do 10º dia. Durante a mamada, o 1º leite que sai é rico em água e açúcares e, durante a mamada, vai-se tornando mais rico em gorduras. Por isso, o bebé deve mamar numa mama até esvaziar a mama (o conceito de que deve mamar dez minutos em cada mama está ultrapassado. Alíás, esta crença é um dos factores que leva muitas mães a acreditar que o seu leite é fraco, uma vez que o bebé acaba por mamar apenas o 1º leite de cada mama). Só depois de ter esvaziado uma mama é que se deve oferecer a outra ( e entre as mamas o bebé deve arrotar. Oferece-se a outra mama e se ele quiser mais mama, senão rejeita). Na mamada seguinte deve-se começar pela mama em que o bebé mamou menos na mamada anterior. O ideal é que a primeira mamada da vida de um recém-nascido seja na primeira ½ hora ou 1 hora após o parto. Porquê? - Porque facilita a aprendizagem da sucção por parte do bebé - porque estimula a produção de Prolactina e Ocitocina - estimula a eliminação rápida do mecónio (pasta escura que o bebé acumla nos intestinos durante a gravidez)

HIGIENE DA MAMA

Não se deve estar sempre a lavar a mama. O banho diário normal é suficiente. Lavar muitas vezes o mamilo (que é uma prática comum entre as mães que amamentam, apesar de errado) torna a pele mais seca, mais sensível e as gretas acabam por aparecer). Deve-se lavar muito bem as mãos antes de amamentar antes de colocar o bebé no peito extrair um bocadinho de leite e espalhá-lo no mamilo. Isso é suficiente para hidratar e hiegienizar o mamilo. SÓ É NECESSÁRIO LIMPAR O MAMILO ANTES DE DAR DE MAMAR CASO SE TENHA APLICADO UM CREME PARA GRETAS (deve usar-se uns à base de lanolina).

PASSOS PARA DAR DE MAMAR CORECTAMENTE

Deve-se lavar muito bem as mãos antes de amamentar - Acordar bem o bebé (é necessário que ele esteja bem desperto para mamar - se ele estiver muito quente enrolado em mantas acaba por estar sempre ensonado e não mama bem) - escolher um local calmo e, de preferência, sem vistas à volta. - a mãe deve sentar-se numa posição confortável, com as costas direitas e bem encostadas (se necessário apoiar os pés num banquinho; - deve-se também usar almofadas - de preferência uma em forma de U para apoiar bem o bebé e subir o corpo do bebé. Não é a mama que vai ao bebé mas o bebé que vai à mama!!) - o corpo do bebé deve ter o corpo bem rodado para nós ( e não com a barriga a apontar para o tecto) - deve-se espalhar um bocadinho de leite no mamilo. Isso para além de hidratar e higienizar o mamilo estimula o bebé a mamar (através do olfacto - o bebé sente o cheiro do leite e procura a mama). - deve-se pegar na mama desenhando com as mãos um C ( e não aquela posição de tesoura) - trazer o bebé até à mama. - Estimular os lábios do bebé com o mamilo e região da boca. - Introduzir o mamilo e a auréola do mamilo na boca do bebé (ter em atenção que o mamilo deve ser colocado sobre a língua do bebé encostado ao palato e não de baixo da língua. Em cima da língua é que estimulará o reflexo de sucção) - O Bebé muitas vezes demora a pegar. É necessário paciência até que o bebé se resolva a começar É NECESSÁRIO TER CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DE DEGLUTIÇÃO ENTRE SUCÇÕES (ou seja, o bebé mama, mama, mama, engole, mama, mama, mama, engole). Senão engolir não está a mamar!!! Não esquecer que se deve esvaziar uma mama, pôr o bebé a arrotar (encostar o bebé ao corpo da mãe numa posição vertical) e só depois se deve oferecer a outra mama. Se o bebé quiser mamar mais, no final tem que arrotar novamente. É muito importante que se altere a posição da mamada e não se use sempre a mesma posição. Usar sempre a mesma posição pode causar um mau esvaziamento de algumas partes da mama e causar alguma obstrução de um canal. Há várias posições: a de embalo (a mais comum) a de cavalinho (com o bebé encostado ao nosso peito mas de pé) e a de rugby (o bebé deitado ao nosso lado com a cabeça ao lado da mama e o corpo para trás de nós) Vejam este link http://www.imagem.ufrj.br/thumbnails/4/178.jpg vejam aqui mais posições http://www.sosamamentacao.org.pt/Portals/2/posições_1.JPG http://www.sosamamentacao.org.pt/Portals/2/posições_2.JPG

DEPOIS DA MAMADA

Depois da mamada deve-se hidratar bem o mamilo com o leite e deixar a arejar bem a mama. Os discos de algodão que se usa muitas vezes para que absorver o leite são prejudiciais!! Porquê? Porque não deixam a mama respirar. Deve-se usar antes as conchas , que não encostam à mama e têm uns furinhos para que o mamilo possa respirar. Se o mamilo não respira as gretas aparecerão mais facilmente. Se a mama ficar cheia, deve-se usar a bomba para esvaziar a mama. O leite deve ser colocado em saquinhos próprios para congelação, com a indicação da data em que foram retirados. Ainda que seja só um bocadinho deve ser guardado porque é precioso. Mesmo que a quantidade de leite não seja suficiente para encher o saco, não se deve encher o saco com o leite de outra mamada.

HORÁRIOS

Não impôr um horário rígido. Cada bebé acaba por estabelecer a sua rotina. Um bebé no início mama muitas vezes (mais ou menos de duas em duas horas, às vezzes com intervalos até mais pequenos). O nº de mamadas não deve, de forma nenhuma, ser inferior a 6 por dia (em 24 horas). O intervalo entre cada mamada não deve exceder as cinco horas. Deve-se dar de mamar muitas vezes durante o dia. A mamada da noite pode ser um pouco mais espaçada (nos primeiros dias não se consegue - eles estão sempre a mamar) Não impor um tempo limite para a mamada Não deixar que o bebé faça do mamilo chupeta (uma das causas de gretas)

SINAIS DE UMA PEGA CORRECTA

O bebé está com a boca bem aberta O queixo e o nariz do bebé ficam encostados à mama Lábio inferior voltado para foram Mais visível a auréola do mamilo acima da boca do bebé. Abaixo quase nada fica à vista Bochechas do bebé ficam arredondadas Vídeo de uma pega correcta http://www.youtube.com/watch?v=RzptXRlEMV8 (está em inglês mas quem não perceber veja na mesma. Todas as imagens são de posição correcta!!)

SINAIS DE PEGA INCORRECTA

A Boca não está bem aberta Os lábios estão a apontar para a frente (tipo beijo) Mesma quantidade visível da auréola do mamilo em cma e em baixo O queixo do bebé não toca na mama

PROBLEMAS NA AMAMENTAÇÃO MAMILO RASO

No caso de mamilo raso, deve-se esvaziar a mama um bocadinho antes de oferecer a mama ao bebé (porque assim o mamilo não fica tão esticado e é mais fácil ao bebé fazer uma pega correcta)

SAPINHOS

Quando há dor ao amamentar deve também verificar-se a boca do bebé. Se ele tiver na boca umas bolhinhas (a que chamamos sapinhos) é sinal que a mama tem um fungo (candidíase na mama) e é necessário recorrer a um médico para tratamento.

FISSURAS E GRETAS

Assegurar uma boa pega por parte do bebé - evitar os discos de algodão - hidratar a mama com leite antes e depois da mamada - se não se resolver com o leite, deve-se usar um creme próprio à base de lanolina (neste caso não esquecer de limpar bem o mamilo antes da mamada) - em último caso, usar mamilos de silicone (mas evitar porque o bebé engole muito ar e cansa- se muito).

ENCAROÇAMENTO DAS MAMAS

As mamas ficam muito quentes. È comum acontecer isto entre o 3º e o 5º dia após o parto, na altura da subida do leite - no caso de semanter após estes dias, deve procurar-se ajuda médica) Aplicar chuveiro quente ou panos quentes à volta do mamilo. Esvaziar a mama Dar de mamar Retirar todo o leite restante com uma bomba. No caso intervalo das mamadas, deve-se aplicar gelo ( para que a mama não encha tanto) Nesta situação deve-se DIMINUIR a ingestão de líquidos Se HOUVER DOR pode-se tomar Benuron Se houver FEBRE CONSULTAR UM MÉDICO OBSTRUCÇÃO DOS DUCTOS É um pequeno nódulo que se forma em alguma zona da mama. È sinal de que há um canal que se entope. Pode ser devido a um esvaziamento inadequado das mamas ou de uma má posição de amamentação ou até devido ao uso da mesma posição para mamar. O que fazer: Aplicar calor húmido na mama (chuveiro quente ou panos quentes) Massajar bem essa zona Pôr o bebé a mamar nessa mama (mudar o bebé de posição) Retirar o excesso de leite com uma bomba no final MASTITE É uma infecção na mama Pode ocorrer na mama toda (mama vermelha) ou só numa parte da mama. Sintomas Febre Arrepios Dor no corpo e cefaleias TEM QUE SE PROCURAR LOGO AJUDA MÉDICA!! Se não houver pus pode-se continuar a amamentar, caso contrário deve-se interromper de imediato a amamentação Deve-se aplicar calor húmido e esvaziar as mamas. Caso haja pus este leite não deve ser guardado!!!

Sem comentários: